ORAÇÃO PELA TERRA DE SANTA CRUZ:

Senhor, este é o vosso povo. Sempre, meu Bom Jesus, ele vos reconhecerá como o seu Bom Deus. Não voltará seus olhos para outra estrela que não seja essa de Amor e de Misericórdia que brilha no meio de Vosso peito, Santuário da Divindade, Arca do Vosso Coração.

Bom Deus olhe para nós: pessoas e nações poderosas transpassam com muitos dardos afiados o dulcíssimo seio da vossa Misericórdia. Nossos inimigos insultam a nossa Fé, e zombam da nossa Esperança, porque temos colocado-a em Vós.

Entretanto, este vosso povo, seu presidente, seus legisladores, seus Bispos, consolam o vosso Vigário, enxugam as lágrimas da Santa Igreja; e confundindo a impiedade e a apostasia do mundo, correm a perder-se no oceano de Amor e Caridade que eles descobrem no vosso agradabilíssimo Coração.

Ó nosso Bom Deus, que o vosso Sacratíssimo Coração seja o farol luminoso da nossa Fé, a âncora segura da nossa Esperança, o emblema das nossas bandeiras, o escudo impenetrável de nossa fraqueza, a aurora de uma paz imperturbável, o vínculo estreito de uma concórdia santa, a nuvem que fecunda os nossos campos, o sol que ilumina os nossos horizontes, a veia riquíssima que brota a prosperidade e a abundância que necessitamos para levantar igrejas e altares, onde brilhe, com eternos e pacíficos esplendores, Sua santa e magnífica glória.

E porque nos consagramos e nos entregamos sem reservas ao Vosso Divino Coração, multiplicai infinitamente os anos da nossa paz religiosa; bani dos confins da pátria, a impiedade e a corrupção, a calamidade e a miséria.

Que Vossa Fé dite as nossas leis; que a Vossa Justiça governe os nossos tribunais; que a Vossa Clemência e Fortaleza sustentem e dirijam os nossos líderes; que os nossos Sacerdotes sejam aperfeiçoados com a Vossa Sabedoria, Santidade e Zelo; que a Vossa Graça converta todos os filhos da “Terra Sanctae Crucis” (Terra de Santa Cruz), e que a Vossa Glória coroe-os na Eternidade: para que todos os povos e nações da Terra contemplando com uma santa inveja, a nossa verdadeira alegria e fortuna, por sua vez, possam acolher o Vosso amado Coração, e durmam o sono tranquilo da Paz que somente esta Fonte Pura, Símbolo Perfeito de Amor e Caridade pode oferecer ao mundo. Amém”.

Oração escrita pelo Padre Manuel José Proaño (S. J.), coordenador geral pela preparação do povo equatoriano para sua consagração ao Sagrado Coração de Jesus no dia 25 de março de 1874.