São João Damasceno em sua “Crítica do islamismo” :
“Há também a superstição dos ismaelitas que até hoje prevalece e mantém as pessoas no erro, sendo um precursor do Anticristo. Eles são descendentes de Ismael, que nasceu de Abraão de Agar, e por esta razão são chamados tanto de agarenos quanto de ismaelitas. Eles também são chamados de sarracenos, que é derivado de Sarras kenoi, ou destituídos de Sara, por causa do que Agar disse ao anjo: ‘Sara me mandou embora destituído.’ Estes costumavam ser idólatras e adoravam a estrela da manhã e Afrodite, a quem em sua própria língua chamavam Khabár, que significa grande. E assim, até o tempo de Heráclio, eles eram grandes idólatras. Daquele tempo até o presente, um falso profeta chamado Maomé apareceu no meio deles. Este homem, depois de ter encontrado o Antigo e o Novo Testamento e, da mesma forma, ao que parece, ter conversado com um monge ariano, inventou sua própria heresia. Então, tendo se insinuado nas boas graças do povo por uma demonstração de aparente piedade, ele divulgou que um certo livro havia sido enviado a ele do céu. Ele havia registrado algumas composições ridículas neste livro dele e o deu a eles como um objeto de veneração.”
—
Os filhos da promessa eram os hebreus – agora nós Cristãos – e não os ismaelitas (muçulmanos):
GÁLATAS 4,
21. Dizei-me: vós, que quereis estar debaixo da lei, não entendeis a lei? 22. Com efeito, está escrito que Abraão teve dois filhos: um da escrava e outro da (mulher) livre. 23. Mas o da escrava nasceu segundo a carne, e o da livre, (nasceu) em virtude da promessa; 24. tais coisas foram ditas por alegoria, porque estas duas mulheres são as duas alianças. Uma, a do monte Sinai, que gera para a escravidão; esta é (figurada em) Agar, 25. porque o Sinai é um monte da Arábia, o qual corresponde à Jerusalém atual (isto é, a Sinagoga) a qual é escrava com seus filhos. 26. Mas aquela Jerusalém, que é de cima, (isto é, a Igreja de Jesus figurada em Sara) é livre e é nossa mãe. 27. Porque está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz, exulta e clama de alegria, tu que não estás de parto; porque são muitos mais os filhos da abandonada (como estéril), que daquela que tem marido (Is. 54,1). 28. E vós, irmãos, sois filhos da promessa como Isaac. 29. Mas, assim como então aquele que tinha nascido segundo a carne perseguia o nascido segundo o espírito, assim (acontece) também agora. 30. Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava não será herdeiro com o filho da livre (Gen. 21,10). 31. Por isso, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.
Devido à rejeição dos gels a Nosso Senhor Jesus Cristo, nós que erámos gentios obtivemos a graça da salvação, porém no final o povo gel se converterá:
ROMANOS 11,
11. Digo, pois: porventura tropeçaram eles de maneira a caírem (para sempre)? Não, certamente. Mas, pelo seu delito, veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. 12. Ora, se o seu delito foi a riqueza do mundo, e a sua decadência a riqueza dos gentios, quanto mais a sua conversão em massa? 13. A vós, pois, ó gentios (convertidos ao cristianismo): enquanto Apóstolo das gentes, honrarei o meu ministério, 14. para ver se, dalgum modo, provoco à emulação (os do) do meu sangue e salvo alguns deles. 15. Porque, se a perda deles foi (ocasião da) reconciliação do mundo, que será a sua reintegração senão uma ressurreição dentre os mortos? 16. Se as primícias são santas, também o é a massa; se é santa a raiz, também o são os ramos. 17. Se algum dos ramos foram quebrados, e tu, sendo um zambujeiro, foste enxertado em seu lugar, e foste (em seu lugar) participante da seiva da raiz da oliveira, 18. não te vanglories contra os ramos. Se te vanglorias, (fica sabendo que) não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 19. Dirás talvez: “Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado.” 20. Isso é verdade: por causa da sua incredulidade foram cortados. E tu estás firme pela fé; não te ensoberbeças (por isso), mas teme. 21. Porque, se Deus não perdoou aos ramos naturais, não perdoará também a ti (que és ramo enxertado). 22. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus; a severidade para com aqueles que caíram e a bondade de Deus para contigo, se permaneceres na bondade; doutra maneira também serás cortado. 23. E eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. 24. Em verdade, se foste cortado do zambujeiro natural, e, contra a tua natureza, foste enxertado em boa oliveira, quanto mais aqueles que são da mesma natureza, serão enxertados na sua própria oliveira? 25. Não quero. Irmãos, que ignoreis este mistério, para que não vos vanglorieis da vossa sabedoria, (isto é) que uma parte de Israel caiu na cegueira até que tenha entrado (na Igreja) a plenitude dos gentios. 26. E assim todo o Israel se salvará, como está escrito: Virá de Sião o libertador e afastará de Jacob a impiedade. 27. Terão de mim esta aliança, quando eu tirar os seus pecados (Is. 59,20-21; 27,9). 28. É verdade que, quanto ao Evangelho, eles agora são inimigos (de Deus) por causa de vós; mas, quanto à escolha divina, eles são muito queridos por causa de seus pais. 29. Com efeito, os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. 30. Assim como também vós outrora desobedecestes a Deus e agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, 31. assim também eles agora não obedecem, a fim de que, pela misericórdia que vos foi feita, alcancem também eles misericórdia (excitados por uma santa inveja de vós). 32. Efetivamente, Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar com todos de misericórdia.
No GÊNESIS 16, prova que Ismael é filho de Abrão com a escrava, Agar:
10.(…) multiplicarei extraordinariamente a tua descendência e a farei tão numerosa que se não poderá contar. 11. Disse ainda mais: eis que concebeste, darás à luz um filho e lhe porás o nome de Ismael, parque o Senhor te ouviu na tua aflição. 12. Este será como um cavalo selvagem: a sua mão (se levantará) contra todos, e as mãos de todos (se levantarão) contra ele; levantará as suas tendas defronte de todos os seus irmãos.
E no GÊNESIS 18, prova que Isaac é filho de Abrão com a esposa, Sarai. E, prometeu uma descendência tão numerosa para Abrão com a escrava como prometeu para a descendência com a esposa, Sarai:
2. Farei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei extraordinariamente. (…) 5. e não mais serás chamado com o nome de Abrão, mas chamar-te-ás Abraão, porque te destinei para pai de muitas gentes. (…) 15. Disse também Deus a Abraão: a Sarai, tua mulher, não chamarás mais Sarai, mas Sara. 16. Eu a abençoarei, e dela te darei um filho, o qual abençoarei, e será chefe de nações, e dele sairão reis de povos.
No GÊNESIS 22, relata que o Bom Deus mandou Abraão sacrificar o único filho que ele teve com Sara aos 100 anos, e ele iria cumprir, mas o anjo gritou do Céu para impedi-lo. E, os Católicos acreditam exatamente na mesma coisa. Porém, os maometanos dizem que o sacrifício seria com Ismael. E isto, é mais uma falsidade ensinada pela heresia islâmica.
2.(E Deus) disse-lhe: toma Isaac, teu filho único, a quem amas, vai ao país de Moriab, e aí o oferecerás em holocausto sobre um dos monteis, que eu te mostrar.