Misticismo russo, dos Romanov a Vladimir Putin, por Pierre Hillard
Durante nossa entrevista, Pierre Hillard, geopolítico, explora as teses apresentadas em sua obra intitulada “As permanências da geopolítica e o misticismo russo: dos Romanov a Vladimir Putin”.
Pierre Hillard analisa a história e o impacto de várias correntes, como a Maçonaria, o esoterismo, a Cabala e o messianismo, na Rússia e suas elites, do século XV até os dias atuais.
Ele destaca como essas influências moldaram a política, a religião, a cultura e as relações internacionais russas, bem como sua contribuição para grandes eventos como a Revolução de 1917, a Guerra Fria e as tensões contemporâneas.
A Maçonaria entrou na Rússia via Inglaterra e Alemanha, com influências também vindas da Cabala e do Judaísmo.
Durante os reinados de Pedro, o Grande, e Catarina II, a Rússia passou por um processo de modernização e ocidentalização que favoreceu o estabelecimento de lojas maçônicas em seu território.
Essas lojas desempenharam um papel significativo na disseminação das ideias do Iluminismo, mas também na preparação da Revolução Francesa e da Revolução Russa.
O convento maçônico de Wilhelmsbad, realizado em 1782, representa um marco importante na história da Maçonaria.
Este encontro reuniu representantes de muitas lojas russas, sob a égide dos irmãos asiáticos, associados ao messianismo de Jacob Frank. Este último era um falso messias judeu, defendendo a redenção por meio do pecado e do caos.
O convento de Wilhelmsbad foi o local de uma fusão entre a Maçonaria e o Frankismo, preparando assim o terreno para uma revolução na França, vista como o prelúdio de uma revolução mundial.
No século XIX, a Rússia foi palco da ascensão do Martinismo e da Teosofia, duas correntes esotéricas introduzidas por Papus e Stanislas de Guaita, dois ocultistas franceses.
Esses movimentos criaram laços com a família imperial Romanov, que estava interessada em orientalismo e budismo.
O Martinismo e a Teosofia tiveram uma influência significativa no pensamento e na cultura russos, principalmente ao impulsionar o movimento do Simbolismo, que teve um impacto profundo na literatura, na pintura e na música.
A revolução de 1917 foi palco de uma luta entre duas correntes maçônicas, com visões diametralmente opostas.
Por um lado, o governo provisório de Kerensky, afiliado à Maçonaria Francesa, aspirava estabelecer uma democracia liberal e parlamentar.
Por outro lado, o bolchevismo de Trotsky, herdeiro do franquismo e do caos, visava derrubar a ordem estabelecida e erguer uma ditadura do proletariado.
Entre esses dois extremos, o comunismo de Stalin, mais temperado e matizado de nacionalismo, acabou prevalecendo.
A Rússia se distingue por sua história e geopolítica únicas, que moldaram suas relações com o Ocidente, a Inglaterra, os Estados Unidos e a Ucrânia.
Seu contato com populações budistas, tibetanas e asiáticas deixou uma marca em sua espiritualidade e cultura.
Além disso, enfrentou uma rivalidade persistente com o poder marítimo britânico, cujo objetivo era dividir a Rússia em três zonas distintas: as províncias do Báltico, a Grande Rússia e a Pequena Rússia (Ucrânia).
Esse projeto foi reativado no século XX pelos Estados Unidos, por meio da doutrina de contenção e Rimland, com o objetivo de dificultar a unificação do bloco eurasiano e manter o domínio anglo-saxão.
Putin passou por uma evolução em sua política em relação ao Ocidente. No início dos anos 2000, aspirava à cooperação com o Ocidente e previa a integração em instituições euro-atlânticas.
Ele foi até homenageado com o título de Cidadão Honorário da Cidade de Londres e reconhecido como Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial em Davos.
No entanto, ele resistiu à ideia de uma ordem mundial unipolar dominada pelos Estados Unidos, defendendo, em vez disso, um sistema multipolar. Essa posição levou a sanções, acusações e tentativas de desestabilização por parte do Ocidente.
Em resposta, Putin fortaleceu a soberania da Rússia, bem como sua defesa e alianças, particularmente com a China, o Irã e a Síria.
Putin defende a ideia de uma nova ordem mundial política, econômica, militar e jurídica, e pede uma modernização da ONU.
Ele defende uma arquitetura baseada em blocos continentais como a União Econômica Eurasiática, a União Africana ou a União Europeia. Nesse ponto, ele compartilha objetivos comuns com Trump, ambos a favor de um mundo multipolar e da soberania das nações.
Eles se opõem ao projeto do bloco euro-americano, que remonta a 1912 e visa integrar a Europa ao bloco norte-americano para combater a influência da Rússia e da China.
Putin prevê a criação de uma União Eurasiática supranacional, modelada na União Europeia, ao mesmo tempo em que busca preservar a diversidade de religiões e culturas.
Ele se baseia no Lubavitch, um ramo do judaísmo (t)ortodoxo que rejeita o sionismo, o liberalismo e o wokeísmo, e espalha sua moral e seus princípios.
Sua visão é baseada no perenialismo, que postula a existência de um fundamento comum para todas as religiões.
Alexander Dugin é um intelectual russo que mantém laços estreitos com as autoridades e que promove uma visão eurasianista, ocultista e anticristã do mundo.
Inspirado por Crowley, uma figura do satanismo, ele adere, segundo Pierre Hillard, a princípios muito distantes da religião ortodoxa e defende uma revolução sem cabeça, simbolizada pelo conceito do deus sem cabeça.
Como membro do conselho de diretores do Instituto Eurasiano, ele mantém contato com figuras influentes próximas a Putin, como Glaziev, e está associado a um instituto que reúne figuras políticas, religiosas e maçônicas.
Embora compartilhe o projeto eurasiano de Putin em geral, ele diverge na questão da China.
A geopolítica e a governança global enfrentam grandes desafios relacionados à tecnologia e ao controle social, bem como à necessidade de sacrifício humano para concluir o projeto globalista.
A China se destaca pelo seu avanço tecnológico, que permite controle total sobre a vida dos indivíduos.
Essa tecnologia é usada a serviço do Leviatã, representando um poder absoluto que governa indivíduos subjugados. Qualquer pensamento divergente é reprimido ou eliminado, reforçando assim o controle totalitário.
O projeto globalista exige sacrifícios humanos significativos para sua realização, mas também encontra resistência.
Figuras proeminentes geralmente surgem nesses momentos de crise, e as populações acordam quando suas vidas diárias são viradas de cabeça para baixo por causa desses problemas.
Livro:
https://www.thebookedition.com/fr/comprendre-l-empire-loubavitch-p-409701.html
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=HXZfHSQBqak
Fonte:
https://geopolitique-profonde.com/articles/gouvernance-pierre-hillard